Livros de autores coreanos para conhecer

Escrito por - dezembro 03, 2023

 


Assim como o K-pop e o dramas, a onda coreana no Brasil traz também um pouco da sua literatura. Listei alguns dos vários livros que estão sendo trazidos para o nosso país.

Uma característica que gosto muito nos livros selecionados é que eles são praticamente uma terapia gratuita, trazendo assuntos sérios, porém de forma que não pesa durante a leitura. Vale a pena dar uma chance a esses livros que não são tão populares aqui no Brasil quanto merecem.


Bem-vindos à livraria Hyunam-dong

Autora: Hwang Bo-Reum

Editora: Editora Intrinseca, 2023

Desde a infância, Yeongju encontra conforto nos livros, e abrir uma livraria parece ser a solução ideal para os seus problemas. Mas começar um negócio nunca é fácil, e ela precisa aprender que ser uma amante dos livros não é o suficiente para tornar o seu sonho realidade.

Repleto de diálogos sinceros e profundos, Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong é uma história emocionante sobre os momentos decisivos da nossa vida e como os livros são capazes de curar feridas e mudar as pessoas.

Você pode ler a resenha dele aqui no blog.

Kim Jiyoung, nascida em 1982


Kim Jiyoung, nascida em 1982

Autora: Cho Nam-Joo 

Editora: Editora Intrinseca, 2022

Em 'Kim Jiyoung, nascida em 1982', iremos fazer parte da vida comum de uma jovem coreana, refletindo os impactos profundos da desigualdade de gênero. Esta obra poderosa questiona não apenas uma vida individual, mas o papel da mulher na sociedade contemporânea. Uma narrativa atual e arrebatadora que desafia estereótipos e levanta questões universais.

AMÊNDOAS - Won-pyung Sohn


AMÊNDOAS

Autora: Won-pyung Sohn

Editora: Editora Rocco, 2023

Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos — as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso —, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação.

Então, no seu décimo sexto aniversário, véspera de Natal, tudo muda. Um ato chocante de violência destrói tudo que Yunjae conhece, deixando-o sozinho. Lutando para lidar com a perda, o garoto se isola no silêncio, até a chegada do problemático colega de escola Gon.

Conforme começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica lentamente dentro dele. Quando suas novas amizades passam a apresentar níveis de complexidade, Yunjae precisará aprender a lidar com um mundo que não compreende e até se colocar em risco para sair de sua zona de conforto.

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki

Autora: Baek Sehee

Editora Universo dos Livros Editora, 2023

Baek Sehee é uma jovem adulta com uma personalidade ansiosa e depressiva. A verdade é que, desde pequena, ela era introvertida e ultrassensível — e as páginas do seu diário da infância não escondem que ela se sentia meio para baixo com frequência. Mesmo enquanto cai na risada com seus amigos, Baek sente um vazio interno profundo e que não faz sentido para ela.

Agora, na fase adulta, além de conseguir pequenas doses de felicidade com a sua comida de rua favorita — o tteokbokki, um bolinho de arroz quente e picante —, Baek decide buscar na terapia uma ajuda mais certeira, e não comestível. Ela busca entender a si mesma e finalmente encontrar explicações e mais nitidez sobre a própria personalidade, que parecem ter lhe faltado durante toda a sua vida.

Love is: ilustrações sobre o amor

Love is: ilustrações sobre o amor

Autora: Puuung

Editora Rocco Jovens Leitores, 2021

Basta folhear as páginas do livro Love is: ilustrações de Puuung sobre o amor, da ilustradora e animadora sul-coreana Park Dami, a Puuung do título, para entender que os pequenos atos amorosos podem ser tão inspiradores quanto os grandiosos. Com suas ilustrações em tons pastéis quentes, a jovem artista Puuung escolheu celebrar o amor cotidiano, retratando o dia a dia de um casal apaixonado, inspirando-se nos momentos que ela própria compartilhou com o namorado. Puuung acredita, no entanto, que qualquer casal pode se sentir retratado em suas ilustrações e a série de animação com os mesmos personagens.


Por favor cuide da mamãe

Autora: Shin Kyung-Sook

Editora: Intrínseca

Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração emocional repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu. Narrado pelas vozes de uma filha, de um filho, do marido e da própria mulher desaparecida, Por favor, cuide da Mamãe é, ao mesmo tempo, um retrato da Coreia do Sul contemporânea e uma história universal sobre família e amor.




Você vai gostar disso aqui

0 comentários