Grande Magia, Elizabeth Gilbert: um abraço para escritores iniciantes

Escrito por - março 12, 2024

 


Quando decidi finalmente que iria me entregar à escrita, uma das minhas metas foi me especializar mais, entender como outros autores trazem a escrita para as suas rotinas, como pensam, como é seu cotidiano e se dedicam-se 100% ao ofício.

Foi a partir daí que comecei a pesquisar livros que pudessem abrir mais meus horizontes e então conheci o "Grande Magia", da Elizabeth Gilbert, autora de "Comer, rezar e amar". 

"Grande Magia - Vida Criativa sem medo" foi lançado em 2015 pela Editora Objetiva e conta com 186 páginas.

Ouvi falar da autora há muitos anos e nunca sequer cogitei assistir "comer, rezar e amar", mas o mundo deu voltas e aqui estou eu, dando pequenos passos na minha nova carreira e encontrando com a Elizabeth mais uma vez, mas dessa vez eu não pude deixar de ler uma obra sua (e nem de assistir, já que corri assistir ao filme de comer, rezar e amar com a Julia Roberts, disponível na Amazon Prime).


O livro é um verdadeiro abraço para escritores iniciantes. Essa é minha primeira observação. Eu, me encaixando totalmente nesse quadro, posso dizer com toda a certeza do mundo que, se há um livro que todo escritor/autor iniciante deveria ler, com certeza seria Grande Magia. Ele está longe de ser um livro repleto de regras de escrita e “construa uma rotina ideal ou seu livro nunca sairá da sua cabeça”, pelo contrário, é um livro inspirador que conversa conosco de igual para igual.

Confesso que foi muito prazeroso ver uma autora tão renomada e com uma carreira consolidada dizer que estava sofrendo com um bloqueio criativo, que já escreveu histórias meia boca e que recebeu inúmeros “nãos” de editores. Mas outro ponto muito prazeroso foi vê-la citar mentalidades importantes para quem decide seguir o ofício criativo, seja ele qual for. Em um mundo repleto de “fórmulas mágicas” que dizem: “faça isso, faça aquilo”, ter uma pessoa experiente dizendo: “Siga suas fascinações, obsessões e compulsões. Confie nelas. Crie aquilo que faz seu coração bater mais forte.” É realmente um bálsamo para os escritores iniciantes.

Quando a coragem morre, a criatividade morre com ela.

Sobre enfrentar o medo

Quem opta por seguir uma profissão ou dedicar-se a algo "fora da curva", com certeza lida com o medo. Medo de não ter nenhum talento, medo de não haver mercado para a sua criatividade, medo de todo mundo já ter feito melhor... Todo artista passa por esses sentimentos, até mesmo os mais consagrados já passaram ou passam, isso não é nada exclusivo nosso. Ainda bem!

O que mais me fez respirar aliviada foi que a Elizabeth não disse: "pare de ter medo, vença o medo", mas sim: "aprenda a conviver com ele. Aprenda a dar espaço para o medo também."

Você tem direito a um lugar no carro e a se manifestar, mas não tem direito a voto. [...] Você está terminantemente proibido de dirigir.

 

A magia das ideias

Esse foi outro ponto que me marcou muito. Elizabeth coloca as ideias no campo divino, no lugar de pura magia. O mais engraçado é que ela relata que uma ideia aproxima-se de nós e envia sinais de inspirações, todo tipo de sinais possíveis mostram haver algo mágico querendo que você, apenas você, realize. Claro que existem ideias que se manifestam em lugares diferentes e pessoas completamente distintas e que nunca se viram na vida, porém ela está lá, esperando manifestar-se por meio de nós. No livro temos a mais pura certeza de que há algo fazendo algo que não sabemos o que é.

tudo o que sei é que esse romance queria muito ser escrito e só parou de rolar e procurar quando finalmente encontrou a autora que estava pronta e disposta a assumi-lo - não mais tarde, não algum dia, não em alguns anos, não quando as coisas melhorassem ou quando a vida ficasse mais fácil, mas naquele momento.

Disciplina e Persistência

Quando ela fala sobre a disciplina e persistência, foi quando percebi os conceitos errados que direta ou indiretamente acabamos adquirindo com a escrita. Muitas vezes colocamos todo o peso e responsabilidade financeira e de sucesso em cima da nossa arte, mas no livro, a Elizabeth tornou o processo um pouco mais íntimo, verdadeiro e leve. É muito mais um trato de “não estou trabalhando na minha escrita para que ela me sustente financeiramente, mas peço que eu consiga me manter e permanecer escrevendo”.

Isso para mim foi muito forte e me tirou um peso enorme das costas, e me fez perceber também que tantas autoras que admiro começaram e seguem assim: fazendo aquilo que amam e sem colocar uma pressão em cima. 

O resultado? O universo faz acontecer quando sabe que aquele é o grande desejo do nosso coração. A Grande Magia acontece, nos abraça e acolhe. 

Recomendo para todos aqueles que estão iniciando, ou não, na escrita e também para quem sente um pouco de medo de entregar-se verdadeiramente àquilo que eu coração deseja.

Onde adquirir o livro: Amazon - Estante Virtual 

Você vai gostar disso aqui

0 comentários