Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong é como ler um bom livro e beber um café fresquinho

Escrito por - outubro 11, 2023


Ler esse livro foi como encontrar um lugar especial em meio ao caos dos dias corridos. "Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong" traz uma história do tipo "onde nada e tudo acontece", com doses de reflexões e personagens apenas vivendo suas vidas e aproveitando seus dias.

É sem dúvida alguma o livro perfeito para quem gosta de livros e também para quem ama escrever. Eu como uma escritora independente (e iniciante) fiquei inspirada e emocionada ao ver o poder que os livros têm em transportar as pessoas para outros lugares sem precisarem sair de onde estão. A Yeongju é tão apaixonada por livros que nos inspira a sermos feito ela, mas não é aquela paixão que a faz ter aquele ar superior, pelo contrário, ela certamente seria uma personagem que eu amaria conversar e perguntar qual livro ela me indicaria.

Um dos pontos que mais me surpreendi com a leitura do livro foi o quão humanos eles são, é quase possível senti-los, ouvir suas vozes e até mesmo tomar um café enquanto busca por algum livro que muito provavelmente irá mudar sua vida. 


Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong

Hwang Bo-Reum

Gênero: Ficção Coreana
Categoria: Cotidiano, drama, slice of life
Páginas: 272 páginas
Formato: físico
Editora: Intrínseca
Sinopse: Yeongju tem se sentido desmotivada. Sua vida se tornou uma sucessão de frustrações e ela sente um vazio eterno no peito. Cansada de viver assim, ela decide deixar tudo para trás e colocar em prática um antigo sonho: abrir uma livraria.

Conforme vai entendendo como administrar uma livraria, Yeongju também descobre mais sobre si mesma e quem ela quer ser. Cercada por livros, ela encontra um novo significado para a vida à medida que a Livraria Hyunam-dong se transforma em um espaço convidativo para que almas feridas descansem, se curem e descubram o que realmente importa. E quando os clientes começam a se sentir confortáveis para compartilhar suas histórias, experiências, esperanças e emoções naquele espaço, Yeongju finalmente sente que encontrou o seu lugar.



Os livros não só nos fortalecem, como também causam sofrimento. Eles nos mostram as dores do mundo que a nossa visão pessoal e limitada até então não enxergava.

Esse é um dos livros que posso dizer: sou uma nova pessoa após lê-lo. Há inúmeros personagens que entram e saem da livraria; alguns estão apenas de passagem, enquanto que outros estão lá diariamente. É reconfortante ver, sentir e, de certa forma, ouvir que existem pessoas que passam pelos mesmos conflitos que nós envolvendo família, empregos, sonhos e relacionamentos. 




Se você busca um livro com plot cheio de reviravoltas e grandes lições de superação, Bem-vindos à livraria Hyunam-dong não é para você. Aqui você passa a entender que a vida tem seus altos e baixos, que muitas vezes estarmos na nossa própria companhia nos basta e que a vida é assim mesmo, que aos poucos todos nós vamos aprendendo a desviar e lidar com as pedras e erros durante o caminho.
Encontre o seu próprio jeito de caminhar. Seus passos, seu ritmo, sua direção. Do jeito que você quiser!

A literatura jovem coreana, pelo o que pude notar, tem um pouco essa despreocupação em ter personagens que precisam passar por um grande conflito para que suas vozes sejam ouvidas ou suas causas consideradas, e trabalha muito mais o cotidiano, os conflitos e incertezas do dia a dia e como podemos tirar reflexões sobre quem somos até mesmo no ato de separar grãos de café ou enquanto lemos um livro.
A felicidade não é tão difícil de encontrar. Ela não está num passado remoto, ou num futuro distante. Ela está bem diante dos nossos olhos.

Para quem busca uma leveza, um bom livro e uma xícara de café quentinho, recomendo pegar Bem-vindos à livraria Hyunam-dong, apreciar cada momento durante a leitura e entender que um dia bem aproveitado é uma vida bem vivida, ou melhor dizendo, uma leitura bem aproveitada é uma que podemos nos sentir leves e com a certeza de que tudo ficará bem se tivermos boas pessoas ao nosso lado, uma boa xícara de café e é claro, um bom livro como companhia.





Se tivesse um livro que eu leria infinitas vezes, com certeza seria esse. Não apenas por ser tão bem escrito e tocante na medida certa, mas também por ter me feito sentir que a vida, mesmo com tantas incertezas, vale a pena e viver nossos sonhos vai muito além de suprir uma expectativa da sociedade. Muitas vezes ter sucesso e seguir acreditando em todos os nossos sonhos é apenas viver um dia de cada vez da melhor maneira possível.

Você vai gostar disso aqui

0 comentários