Tudo nela brilha e queima - Poemas de luta e amor, de Ryane Leão

Escrito por - novembro 04, 2023



Conheci o "Tudo nela brilha e queima" da Ryane Leão por acaso (embora eu nunca acredite que certas coisas cheguem realmente por acaso). Estava precisando de uma injetada de autoconhecimento, de me reencontrar e reconectar minha mente com quem eu sou, foi aí que comecei a ler o livro (disponível inclusive no Kindle Unlimited) e aí eu não tive mais saída a não ser comprar a versão física para sentir que por alguns instantes eu estava conversando com uma mulher que entenderia meus sentimentos, e essa mulher era a Ryane através de sua poesia curta, porém certeira.

nem todo mundo vai compreender isso tudo que você é
o que não ignifica que você deva se esconder ou se calar
o mundo tem medo de mulheres extraordinárias



Ao passar por cada poema, mesmo quando eles têm apenas duas ou três linhas, é possível sentir o que foi escrito, porque há aquela identificação instantanea, quer seja que tenhamos presenciado em terceiras ou vivido, sentido na pele, e na alma, a dor de um relacionamento abusivo, de ter sua voz calada pelo simples fato de ser mulher ou enfrentar a vida a duras penas porque você está longe de ser alguém com privilégios na sociedade. 

Ryane sabe tecer, transmitir e inspirar através das palavras, ela não tem medo de extrair para o papel todas as dores e batalhas para conseguir, hoje, se orgulhar de quem é. 

desejo que os seus amores
te amem também nos seus piores dias
desejo que você não force a barra
e compreenda que o que é seu
inevitavelmente virá pros seus braços
desejo que as quedas te lembrem
de estrelas cadentes
desejo que não se entregue a alguém
somente para escapar de você
desejo que se lembre de ser gentil
com quem você está se tornando
e desejo que saiba que talvez
você não volte a ser quem foi
e que isso é maravilhoso



Em "Tudo nela brilha e queima" podemos encontrar uma mulher que lutou para estar ali, que também sente, ama, sente-se perdida, sente prazer, chora e também sorri. Uma mulher igual a mim e várias outras e é fascinante vê-la brilhar.


Tudo nela brilha e queima

Ryane Leão
Gênero: Poesia
Categoria: Poesia brasileira
Páginas: 189 páginas
Formato: físico e e-book
Editora: Planeta
Sinopse: Livro de estreia de Ryane Leão, mulher negra, poeta e professora, criadora do projeto onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes.

"a poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. é minha vez de ser crua. minha arma de combate. nossa voz ecoada. nossa dor transformada. nela eu falo sobre amor, desapego, rotina, as cidades que nos atravessam, os socos no estômago que a vida dá, o coração desenfreado, a pulsação que guia as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que a gente dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, e tudo isso que é maluco e lindo e nos faz ser quem somos."- Ryane Leão


Você vai gostar disso aqui

0 comentários