Lançando meu livro de forma independente: como começar?

Escrito por - setembro 15, 2023


Você teve aquela ideia de plot maravilhosa, trabalhou no desenvolvimento do enredo, personagens, plot twist, elementos e tudo mais, porém agora que terminou tudo pensa em fazer parte dos autores publicados, certo? "Basta publicar, o trabalho já foi feito!", era assim que eu pensava, mas estava errada. Terminar a história é apenas o começo do longo caminho que nós, autores independentes devemos percorrer até o lançamento do nosso livro.

Como eu já publiquei de forma independente, decidi compartilhar um pouco dessa minha experiência como autora indie, fazendo tudo, absolutamente tudo, sozinha.

DEIXE QUE LEIAM SEU LIVRO

Sim, eu sei que parece loucura, mas confia. Permitir que as pessoas tivessem acesso ao meu livro antes mesmo de ser lançado me fez perceber que minha história tinha futuro e que eu escrevia bem. Os leitores betas, como são chamados esses "leitores exclusivos", são responsáveis pelo primeiro contato do seu livro com o público, portanto recomendo que seja o primeiro passo a ser dado. Escolha um ou dois amigos, ou seguidores nas suas redes, que gostem do assunto do seu livro e estejam dispostos a te ajudar. As opiniões deles farão toda a diferença.

Outra dica de conseguir leitores betas de forma fácil é ir publicando em sites como Wattpad e Inkspired. Nessas plataformas você pode compartilhar e de quebra conhecer muita gente legal e fortalecer a sua comunidade. Caso seu livro não se encaixe para o público dessas plataformas, blogs são uma ótima escolha, conheço vários autores que se tornaram conhecidos assim.

REVISE SEU LIVRO

Pronto, a história já está validada, agora, pelo amor de Deus, contrate um revisor para o seu livro, de preferência um que tenha tudo a ver com a temática dele. Quando falamos em revisão de um livro, não estamos falando apenas de uma conferência na ortografia, o trabalho de um revisor vai muito além disso e pode ter certeza, o seu livro ficará em outro patamar.

ESTUDE SOBRE ESCRITA E AUTOPUBLICAÇÃO

Arregace as mangas e estude! "Ah, além de escrever ainda vou ter que lidar com isso tudo?", sim, porque você é responsável por tudo e não tem ninguém para fazer por você, a não ser que queira correr o risco de levar uma rasteira de alguma "editora" (assim como eu). Estude para aprender mais sobre o mercado, marketing para escritores, muito importante, leia sobre escrita, como melhorar e quais são as melhores formas que você tem para publicar. Conhecer não apenas a teoria como a prática sobre um livro faz toda a diferença, principalmente quando você sonha com a versão impressa dele.

ESCOLHA O FORMATO

Agora que o conhecimento já está pronto, com certeza consegue escolher entre lançar um e-book ou versão física (ou quem sabe os dois). É importante escolher os formatos que deseja porque o trabalho para cada um é distinto, a diagramação, presença de brindes, ilustração ou não, papéis etc., tudo conta na hora de publicar um livro independente, por isso é bom estudar e colocar na ponta do lápis tudo o que terá que investir, ou não, na sua autopublicação.

CUIDE DA SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL 

Deveria ser a primeira, mas deixo por último porque é uma dica que eu nunca leio em nenhum lugar e me peguei muito pensativa sobre enquanto tentava escapar do furacão que meu livro estava envolvido. Cuidar da nossa saúde física e mental é o mais importante de tudo para que possamos nos dedicar ao nosso sonho de escrever. Serão horas diante de uma tela, muitas vezes esquecendo de sentar direito, comer ou beber água. O cansaço físico e mental serão companhias constantes e o medo de não dar certo, de ninguém ler, de não conseguir seguir adiante, portanto eu indico que seja reservado no cronograma de escrita um bom momento de relaxamento, um passeio, uma lida de um bom livro, assistir a um filme e ficar de bobeira. 

Seguindo essas dicas eu não garanto que você vire um best seller, porém acredito que estará no caminho.




Você vai gostar disso aqui

1 comentários

  1. Ótimas dicas! Eu comecei a escrever um livro e sei que tenho um caminho longo pela frente, mas é sempre bom saber mais sobre o assunto!
    Beijos

    ResponderExcluir