Não quero ser descartável. A busca pelo simples prazer de postar

Escrito por - fevereiro 03, 2024


Ultimamente tenho me sentido um pouco pensativa, e confesso que até sobrecarregada, devido ao grande número de informações que recebo na minha timeline do Instagram e até mesmo do TikTok (quando entro). A cada dez posts, 7 são anúncios onde mostra que todo mundo está rico, exceto eu, e os outros 3 são de pessoas compartilhando alguma trend e visivelmente tentando fazer parte da demanda "pedida". E está tudo bem, até porque eu também me tornei essa pessoa: a que tenta se encaixar no fluxo de como tudo mudou, que busca estudar incansavelmente para agradar um... robô.

Claro que com mais de 10 anos criando conteúdo para a internet sei muito bem que "esse robô" pode, e deve, ser usado a nosso favor, até porque ele nos conecta às pessoas. Foi pensando nisso que me dei conta no número incansável de criadores de conteúdo que lutam para "agradar" o tal algoritmo, é quase como uma relação unilateral, aquela pessoa que você tem um crush e precisa passar por todo tipo de humilhação para que ela aceite ser vista com você.

Dando uma desopilada e assistindo alguns vídeos no Youtube, percebi que não sou a única a estar precisando de um detox digital. Muita gente fez e faz isso. Em um dos vídeos, uma das criadoras disse que optou por fazer vídeos para o Youtube porque era mais rentável para ela e também porque seu conteúdo não tornava-se descartável. Isso ressou muito na minha cabeça.

Ela disse que após algumas semanas seu conteúdo era facilmente esquecido no Instagram, enquanto no Youtube ele continuava sendo relevante ao longo dos anos. Foi quando percebi que eu também não quero ser descartável. Não quero me provar constantemente.

Estar no Instagram ultimamente tornou-se um sinônimo de corrida, a qual nem sempre você consegue correr. 

Ao olhar meu antigo blog, mesmo após anos sem criar nada, ele ainda estava recebendo visitas; no Pinterest, postagens continuam a ser recomendadas ao longo dos anos, basta ser relevante. Enquanto isso no Instagram, é tudo descartável e precisamos estar constantemente alimentando a rede, caso contrário ela desconsidera a nossa existência. 

Com o tempo fui perdendo o prazer de criar conteúdo por acreditar que não existia espaço para mim. Essa sensação dava-se justamente por eu saber que em menos de uma semana, todo o meu esforço para criar aquele post iria embora. 

Não quero mais isso.

Não que eu vá deixar meu Instagram de lado, isso não, apenas quero voltar a ter uma boa relação com ele, não apenas com ele, mas principalmente comigo mesma. Eu não quero ser descartável para um robô, quero apenas construir e propagar minha própria voz, no meu tempo.


Você vai gostar disso aqui

1 comentários

  1. Oi, Jessie!

    Olha eu chegando aqui quase um ano depois do seu comentário no meu blog HAHA SOCORRO!

    Fico muito feliz em saber que você também continua postando, e eu compartilho do teu sentimento em relação aos algoritmos, principalmente do Instagram. Já criei Instagram para o blog, mas desisti logo porque percebi exatamente o que você relatou: eu ia gastar todo o meu tempo precioso (que é pouco) pra criar conteúdo que logo se tornaria descartável. Por isso optei por permanecer só no blog.

    Temos que optar por aquilo que nos faz feliz. e às vezes isso quer dizer abrir mão de determinadas coisas, e seguir na contramão do fluxo. ;)

    Vou te colocar no meu blogroll pra te acompanhar!

    Beijos!

    ResponderExcluir